Mascarpone Caseiro

A muito tempo lia receitas que faziam o uso do queijo mascarpone (que na realidade não é exatamente um queijo, mas um creme), especialmente na tradicional sobremesa italiana  Tiramissú. Ocorre que este queijo italiano, apesar de conhecido mundialmente, não é facilmente encontrado pelo Brasil afora e, quando é encontrado, seu preço é normalmente bastante “salgado”.

O mascarpone não é nem doce nem salgado. Por isso pode ser empregado nos mais diversos preparos. O mascarpone caseiro não é diferente, pode ser adoçado ou salgado (após sua elaboração, nunca durante), dependendo da utilização pretendida, seja em uma sobremesa ou num delicioso “cream-cheese” temperado, para ser servido com torradinhas.

Eu encontrei diversas receitas de mascarpone caseiro na internet, mas para mim, a que realmente funcionou foi esta, que pode ser encontrada no site do “Bem Simples”, que tem inclusive um vídeo. Vale a pena lembrar que nem sempre a receita dá certo na primeira tentativa (eu mesmo tive 2  tentativas frustradas), mas na culinária é assim mesmo e a persistência e observação são fundamentais. Se não der certo, procure observar o que está fazendo, se os ingredientes são os corretos, os tempos de preparação, etc..

Ditas estas palavras, vamos à receita:

Ingredientes:

450 gramas de Creme de Leite

1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo:

Em um recipiente fundo (pode ser uma tigela, um jarro, panela),  despeje o creme de leite e o suco de limão. Em seguida, com o auxilio de uma espátula (pode ser uma colher), mexa o creme de leite vagarosamente por alguns instantes.  Durante este processo, vá retirando a espátula da mistura e observe se o creme está ficando mais espesso (é o efeito do suco do limão), demorando mais para escorrer.  Quando engrossar, derrame o creme em um pano bastante fino (um pano de prato limpo, por exemplo) e eleva à geladeira por 24 horas. Durante este período, o soro vai ser liberado, restando então a “matéria gorda”, que é o mascarpone propriamente dito.  Retire o mascarpone e o coloque em um pote. Bom apetite

Dicas:

1)  O creme de leite pasteurizado (também chamado Nata), apesar de um elevado teor de gordura (que teoricamente seria melhor ao mascarpone) não costuma ficar bom. Os cremes de leite de caixinha (UHT) também podem não funcionar. O creme de leite ideal seria um creme de leite fresco (em lata), com teor de gordura entre 30-36%.  Eu utilizei um creme de leite em lata, com teor de gordura de 25%.

2)  É importante que os ingredientes estejam em temperatura ambiente.

3) Pode ser utilizado o suco de qualquer tipo de limão, mas importante sempre observar a quantidade.

4) O mascarpone é um queijo fresco, portanto deve ser consumido logo. Se conservado em geladeira, deve ser consumido em no máximo 5 dias.

8 respostas em “Mascarpone Caseiro

    • Thales

      Eu nunca pesei o mascarpone, mas acredito que com uma lata de 350 g de creme-de-leite, o rendimento fique entre 200-250 g

      Obrigado

    • Olá Eduardo.

      Não é necessário retirar o soro. Você deve misturar bem o creme e o soro, deixando-o bem cremoso e depois deixar o suco de limão fazer seu trabalho..ele vai eliminar o soro na quantidade necessária.

      Obrigado pela visita.

    • Dalila

      Nas duas primeiras vezes que tentei fazer o mascarpone, isso também aconteceu comigo, foi por causa da quantidade de suco de limão (eu achava que pouquinho não estava fazendo efeito e coloquei mais uma colher). O melhor a fazer é descartar a massa e tentar mais uma vez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s